domingo, 10 de maio de 2009

1º grande objectivo cumprido!!!

Pois é, mais uma vez se repete a "estória": meses e meses sem escrever! Mas eis que reapareço novamente, para cumprir algo que prometi a mim mesma e que passo a explicar... Na última vez que escrevi uma entrada neste blog, tinha acabado de submeter o meu primeiro (e único até ao momento) artigo para publicação! Disse então a mim mesma que não valeria a pena tornar a escrever novamente neste blog antes do mesmo ser aceite para publicação! No entanto, a coisa demorou mais tempo que o previsto a resolver-se e daí todos estes meses em branco! Mas tal como se adivinha pelo que vou escrevendo até aqui, o meu artigo foi finalmente aceite há umas semanitas!!! E aliás... foi mesmo publicado na primeira semana de Maio (ainda em versão provisória, mas já está disponivel para ser consultado!). O resultado do meu primeiro ano prático de doutoramento foi publicado na BMC genomics, que apesar de não ser nenhuma Nature ou Science, já é uma revista com um bom impacto. Especialmente tratando-se do meu primeiro artigo, que é praticamente o mesmo que dizer que o primeiro capítulo da minha tese está arrumado! :) Escusado será dizer que a alegria foi enorme!
Mais contente fiquei ao saber que o artigo tem sido bem recebido e já tive alguns contactos por causa do mesmo! Melhor que isso é saber que também já passámos para o outro lado... já fomos chamados para rever um artigo do mesmo género e agora seremos nós a fazer o papel de "papões" :)
De relevante nos últimos tempos, só mesmo a minha ida ao Canadá, a Victoria British Columbia, a um Keystone meeting de onde regressei a semana passada! Fiquei boquiaberta com a qualidade daquela conferência! Agora entendo porque dizem que é a série de conferências cientificas com mais qualidade. E, surpreendentemente, tive bastantes pessoas a falar comigo sobre o meu poster e a dar-me ideias valiosas para futuras experiências e a abrir portas para colaborações proveitosas!
Fugindo um pouco do tema ciência... Victoria e o Canadá em geral pareceram-me magnificos! Tudo é grande, enorme, gigante!!!!! E tudo tem uma beleza natural que não nos deixa indiferentes! E no meio daqueles bosques estamos sempre à espera para ver onde vai aparecer um urso a espreitar! Victoria parece mesmo a Inglaterra Victoriana de outros séculos! Parece que a rainha gostava mesmo daquele pedaço de terra e quis transformá-lo numa Londres em miniatura! O hotel onde fiquei.... Fairmont... que luxo! Pena só mesmo aquilo ficar numa ilha, longe como tudo, e de ser mais um paraiso de reformados do que um destino turistico para pessoas jovens! De qualquer forma, um cidade que respira saúde (apesar dos muitos junkies a deambular pelas ruas), onde tudo, desde o chá à roupa é orgânico, onde toda a gente canta na rua (era só cópias do Eddie Vedder em cada esquina), onde tudo parece permitido e onde todos andam relaxados, alheios aos problemas mundiais de crise económico-financeira e gripe suína! Digo mesmo que me pareceu um país com muita qualidade de vida! E tão diferente dos vizinhos EUA!!!!!!
Voltando à realidade...agora é seguir em frente com mais experiências para conseguir acabar esta etapa da vida no próximo ano e meio! E felizmente agora ideias não faltam! A motivação às vezes esgota-se, mas rapidamente é retomada! O que é preciso é nunca desistir! ;) Agora talvez comece a ser mais regular na minha escrita! Ou talvez não.... A ver! ;)

Deixo só aqui o link para o artigo, para quem estiver interessado em sequenciação de microRNAs:
http://www.biomedcentral.com/1471-2164/10/195

Sem comentários: