Ora bem, por onde começar esta reflexão sobre os acontecimentos políticos das últimas semanas? Cada um melhor que o outro, deixam-me quase incapaz de conseguir escrever sobre qualquer um deles pelo rídiculo e absurdo a que conseguiram chegar! Mas comecemos por aquele que mais me marcou: O anúncio fantástico do Sócrates depois de ter fumado num avião fretado... Ora o senhor primeiro ministro achou que, depois de tantas voltas para aprovar uma lei contra o tabaco em recintos fechados, podia transgredi-la simplesmente porque "Era comum isto acontecer em voos fretados". Então decide, mais uma vez, atirar poeira para os olhos dos portugueses, que ele julga serem completos atrasados mentais. Vai daí, continua a atirar as suas belas pérolas: "Se transgredi alguma lei que DESCONHECIA, peço desculpa!" (Eu não disse que ele nos considera um bando de mentecaptos?...) " Mas isto não tornará a acontecer porque tenho um importante anúncio a fazer aos portugueses: VOU DEIXAR DE FUMAR!" O quê?!?!?!??!?!?! Deixa ver se entendi bem... violas uma lei que implica uma multa avultada, não a pagas, dizes que a desconhecias quando foste tu que a aprovaste e ainda dizes que vais deixar de fumar para não se tornar a repetir, quando isso não acrescenta nada à minha felicidade? Por favor... não me interessa minimamente que fumes ou deixes de fumar! Não é nada disso que está em causa! O que está em causa é que, mais uma vez se provou que quem está no poder neste país tem uma lei especial, que é basicamente não ter lei! Será que da próxima vez que transgredir alguma lei bastará pedir desculpa como o Sócrates e ficamos por aí?
O outro acontecimento, é sem dúvida, a escalada do preço do petróleo, que se tem traduzido em aumentos diários na nossa gasolina. De inicio a Galp dizia que nada podia fazer, porque os mercados internacionais é que ditam as regras sobre os preços praticados (balelas...). O governo, para mostrar que está muito preocupado, pede à Autoridade da concorrência para fazer um estudo para verificar as verdadeiras razões destes aumentos. Ao mesmo tempo, e para baralhar mais as mentes, diz que não vale a pena baixar os impostos sobre os combustiveis uma vez que isso iria fazer com que os portugueses não se preocupassem com energias alternativas!!!!!!!!!!!! Ora bem.. se uma câmara é multada por ter autocarros movidos a energias alternativas porque lesa o estado por não pagar os impostos dos combustiveis fósseis, de que forma quer este mesmo governo que os portugueses optem, se afinal não têm opção???????????? Paga zé povinho! Mas agora até já a Galp defende uma descida dos impostos! E claro que o governo, que se mostra muito preocupado, já disse que não! Ou seja, mais uma vez andam a atirar a bola uns para os outros para fingir que se preocupam, porque no fundo ninguém quer saber, desde que continuem a lucrar! Por isso resta-nos fazer muito bem as contas para sobrevivermos até ao final do mês... porque sobe a gasolina, que afecta directamente que tem carro, mas rapidamente isso irá reflectir-se também em qualquer bem de consumo básico ou não!
E é assim que vamos! Directamente para o abismo! Enquanto isso, o Sócrates e o seu belo governo (e um bando de emprésários do petróleo) viajam pelo mundo a fumar atrás das cortinas em aviões fretados!